• Unidade Vale do Paraíba: (12) 3206-7462
  • Unidade São Paulo: (11) 97479-3831
contato@timerh.com.br

MAS AFINAL, NA PRÁTICA, O QUE É O RH ESTRATÉGICO?

O RH Estratégico é aquele que verifica as necessidades da empresa e dos empregados e, a partir destas demandas, faz a gestão das pessoas de forma a conseguir implantar a estratégia organizacional.

Mas, na prática, o que isto significa no contexto atual?

Primeiramente, devido à dinâmica do mercado atual, o papel do RH é um papel em constante inovação, uma vez que as organizações estão também se transformando para sobreviver à competição existente.  Assim, o papel dessa área é entender as estratégias da empresa e suas mudanças ao longo do tempo e conseguir o maior comprometimento dos funcionários no trabalho com elas. O RH deve procurar recursos e desenvolvê-los, criando valor interna e externamente, até alcançar o cliente.

As competências necessárias ao profissional de RH são flexíveis e amplas, indo desde a capacidade de inspirar credibilidade, passando pela capacidade de se posicionar estrategicamente, de desenvolver  competências nas pessoas, gerir mudanças, inovar e até a sugerir tecnologias.

Entretanto, para o mundo de hoje, faz-se necessário que o profissional dessa área tenha condições de preparar os gestores para a globalização, desenvolvendo líderes globais; tenha condições de minimizar os riscos com os indivíduos,  tenha habilidade de ajudar o funcionário  a perceber o sentido do seu trabalho e, também, tenha a preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social.  Além disto, é preciso ir desenvolvendo novas competências, a medida em que estas sejam necessárias às transformações das organizações e do mercado.

Fato é que não há como incorporar mais profissionais de RH nas empresas que não conheçam o  negócio da organização.  Só alguém com entendimento do negócio e dos recursos  necessários para alcançar o sucesso das estratégias  além, obviamente, de dominar as teorias e práticas de RH, pode de fato gerenciar a cultura organizacional e as mudanças constantes.  O profundo conhecimento do contexto social, organizacional e das pessoas é condição fundamental para que ações de valor possam ser implementadas.

É preciso que o RH Estratégico transite por todas as áreas da organização e entenda de que profissional precisam, quais as competências necessárias para certas estratégias, o que o torna um profissional de caráter multifuncional.

A capacidade de influência e persuasão é uma característica importante ao gestor de RH moderno porque é crucial que consiga fazer com que a alta liderança compreenda as razões de suas iniciativas.  Isto porque somente com o apoio de tal liderança se conseguirá êxito no desenvolvimento e implementação das mesmas. Ao se observar o posicionamento do RH no organograma das organizações, já pode-se perceber se o RH é Estratégico ou não, a medida em que tenha ligação direta com a alta gestão.

Por fim, o RH Estratégico sabe medir suas entregas. A mensuração dos resultados é fundamental para o fortalecimento da área, o aumento da credibilidade nos profissionais que nela atuam, além de construir uma relação de confiança entre o RH e a organização como um todo.

0

Data: 12/07/2016

R. Irmã Maria Demétria Kfuri, nº 737 - Jd. Esplanada II - 12242-500 - São José dos Campos, SP | Tel: (12) 3206-7462

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog

Copyright © 2019 - Time Consultoria

Desenvolvimento Web: Sites & Cia