• Unidade Vale do Paraíba: (12) 3206-7462
  • Unidade São Paulo: (11) 97479-3831
contato@timerh.com.br

O que é um planejamento estratégico?

Visualize uma grande embarcação construída com os mais modernos e sólidos materiais. Imagine que todos os equipamentos de controle de navegação estão em ótimo estado, exceto por um detalhe: não há bússola. Para entender a importância do planejamento estratégico empresarial, substitua a imagem da embarcação pela sua empresa e a da bússola pelo planejamento.

 

Para que uma empresa se consolide no mercado ao longo dos anos, é fundamental que sejam estabelecidas metas com base nas quais possam ser elaborados programas de ação. Um negócio sólido e com potencial de crescimento jamais conseguirá se expandir sem um bom planejamento estratégico empresarial.

Objetivos principais de um planejamento estratégico empresarial

Um planejamento estratégico basicamente estabelece quais são e de que forma deverão ser executadas as ações necessárias ao bom andamento da empresa. Assim, é o instrumento essencial para estabelecer métodos para garantir a execução das políticas estratégicas de uma organização.

O planejamento estratégico deve ser entendido como um quadro de referências amplas para as demais decisões que serão tomadas no dia a dia operacional do negócio. Com base nele, poderá ser definida uma melhor aplicação de recursos, já que os objetivos estão estabelecidos. Além disso, um bom planejamento permite o acompanhamento e a mensuração do progresso para que possa haver correção de desvios ou adequação do ritmo.

É essencial ouvir os colaboradores, mas a decisão final deve ser da diretoria

A participação ativa da diretoria é fundamental, principalmente porque as esferas superiores de uma organização têm acesso a informações restritas aos demais funcionários. Também é importante ouvir e considerar a opinião de cada um dos colaboradores,, uma vez que quem atua diretamente no cotidiano das operações pode ter uma percepção diferente do contexto. Além disso, é amplamente comprovado que a participação nas deliberações gera maior compromisso. Porém, é preciso ficar claro que, em função da relevância, a tomada de decisão final necessariamente deve partir da diretoria.

Parta da visão e missão da companhia e vá estabelecendo objetivos mais tangíveis

Antes de estabelecer metas, reflita sobre o seu negócio e determine qual é sua missão e qual é sua visão. Enquanto a missão reflete o impacto fundamental que a empresa pretende produzir no mercado, a visão estabelece o lugar que a empresa quer ocupar em um futuro com perspectiva de longo prazo.

A partir destas definições mais genéricas, comece a estabelecer objetivos cada vez menos abrangentes. Adote ciclos de médio e curto prazo para alcançar metas relativas ao faturamento, área de atuação e market share. Com base nestes objetivos, defina planos de ação incluindo orçamento, prazos e nomeação de responsáveis.

Esteja atento e pronto para adaptar-se

Tenha sempre em mente que fatores internos e externos podem interferir de forma radical no rumo dos seus negócios. Considere o quanto uma alteração no quadro de funcionários ou o crescimento da concorrência e aumento da taxa de juros podem impactar na sua empresa. Diante disso, esteja pronto para adaptar suas estratégias de modo a adequar-se às oscilações do mercado.

De tempos em tempos, analise o andamento das ações planejadas e repense de forma crítica se elas merecem ser reformuladas. Um planejamento muito engessado pode comprometer um crescimento sólido e constante. Por meio deste recurso, independente do porte ou segmento sua empresa pode construir o futuro estabelecendo os rumos que a levarão ao sucesso.

Precisa de um apoio na elaboração do planejamento estratégico? Entre em contato conosco!

 

Fonte: Strategy Manager

Data: 05/12/2016

R. Irmã Maria Demétria Kfuri, nº 737 - Jd. Esplanada II - 12242-500 - São José dos Campos, SP | Tel: (12) 3206-7462

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog

Copyright © 2019 - Time Consultoria

Desenvolvimento Web: Sites & Cia