• Unidade Vale do Paraíba: (12) 3206-7462
  • Unidade São Paulo: (11) 97479-3831
contato@timerh.com.br

A importância do RH adotar indicadores

 

 

Indicadores de RH são ferramentas de medida que determinam o valor e a eficácia das iniciativas que são basicamente desenvolvidas no setor de Recursos Humanos, ou seja, onde tipicamente incluem áreas de treinamento, retorno no capital humano, custos de trabalho, e despesas dadas por cada funcionário presente na empresa.

Além disso, essa ferramenta fez com que as avaliações se tornassem mais objetivas, onde possuem o foco de estudo nas áreas de conhecimento, habilidades, capacidade de trabalho, ou seja, áreas que causam, ou podem causar, um impacto em custos avaliados da empresa.

Conforme aponta ARRUDA, 2011, “indicadores são dados ou informações que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados”.

Em outras palavras, os indicadores de RH são ferramentas que utilizam de algoritmos para criação e aplicação de fórmulas que ajudam a avaliar e medir o grau de contribuição de uma administração empresarial da equipe de Recursos Humanos para o desenvolvimento do negócio.

Estas ferramentas de análise ajudam a observar investimentos que possibilitam e resultam no crescimento das organizações numa perspectiva com a possibilidade de medir os diversos processos da área.

E, com isso, é possível medir estas aplicações mensalmente, mantem um relatório ativo e completo, estando sempre atualizado, servindo sempre para entender e controlar um processo, além de contribuir para construção de metas de melhorias de desempenho.

Com isso, é possível observar a utilização de indicadores de RH quando executivos tomam decisões baseadas em fatos, o que, pela importância das decisões, afetam o negócio de forma completa.

E, para que os líderes e executivos possam ser convencidos de que as decisões estão beneficiando ou prejudicando a empresa, a equipe de Recursos Humanos precisa apresentar um documento plausível e com fatos que demonstrem o real alcance destas decisões e, é neste momento, que utiliza-se do indicador de RH, sendo a chave para uma análise correta de que a organização necessita de uma ferramenta que investigue a fundo os fatos.

E, para maior facilidade dos executivos e líderes, quando há dificuldade de escolher qual indicador de RH é melhor e mais favorável para empresa, é possível contatar um especialista na área, estando disponível para realizar uma consulta empresarial resultando no melhor indicador de RH que há no mercado e que seja compatível com a visão e valores da empresa.

As funções do RH juntamente com os indicadores consistem em práticas que possuem um efeito positivo nos funcionários e nas ferramentas aplicadas no processo, ressaltando a importância para a equipe de Recursos Humanos pelo fato de que eles são, nos momentos de contratação, desenvolvimento e auxílio para e com os funcionários, os líderes.

As medidas mostram o desenvolvimento de competência demonstrado através da conexão do RH com os indicadores, destacando os efeitos positivos na organização/empresa.

Ou seja, a equipe de Recursos Humanos, separada dos indicadores, era um processo positivo porém, não tão lucrativo quanto quando reunido com os indicadores, por que, além disso, os indicadores de RH permitem que os líderes e os tomadores de decisões se tornem mais efetivos, resultando em um resultado final melhor a cada utilização.

Portanto, o objetivo claro dos indicadores de RH é destacar-se como ferramenta para medição dos resultados, criar relatórios e diagnósticos de acordo com os aspectos de melhoria e planejamento, visando os resultados e metas estipulados pela organização, ou seja, é um instrumento empresarial que permite a avaliação de diversos setores de uma empresa, como, a qualidade, os custos e, principalmente, a produtividade interna da empresa.

Pode-se deduzir, então, os 3 objetivos básicos dos indicadores de RH, que são:

Para chegar a razão especifica da situação, os indicadores de RH realizam uma pesquisa profunda visualizando a elaboração de planos de ações estratégicas.

E, com isso, os indicadores de RH se tornam um instrumento completamente eficaz na organização, onde, inicialmente, identificaram os problemas organizacionais que prejudicaram a empresa.

Fonte: Software Avaliação

Data: 02/05/2017

R. Irmã Maria Demétria Kfuri, nº 737 - Jd. Esplanada II - 12242-500 - São José dos Campos, SP | Tel: (12) 3206-7462

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Blog

Copyright © 2019 - Time Consultoria

Desenvolvimento Web: Sites & Cia